Aberto concurso para construir Centro Ocupacional de Beiriz

0
750

O executivo municipal da Póvoa de Varzim aprovou a abertura de procedimentos concursais para a criação do Centro Ocupacional e Pavilhão Polivalente na antiga sede da Junta de Freguesia de Beiriz, bem como para a construção da nova estação elevatória de Aver-o-Mar (preço-base de 455.800 euros) e para as obras de saneamento em Balasar (1 milhão de euros) e Laúndos (500 mil euros).

Estes investimentos fazem parte do conjunto de empreitadas, a par da requalificação da Escola dos Sininhos, da aquisição da Villa Georgette e dos arranjos exteriores do Póvoa Arena, para os quais o município contraiu o empréstimo de oito milhões no início do verão.

“Agora só falta mesmo o lançamento do procedimento para os arranjos exteriores do Póvoa Arena”, apontou Aires Pereira, que considera que a reunião “foi muito relevante para o futuro de todos e para a boa aplicação dos fundos comunitários”.

Os vereadores do PS votaram a favor da abertura dos concursos públicos, em coerência com a anterior aprovação do crédito, por serem “obras importantes”. “Não é por estarmos na oposição que somos do contra”, disse João Trocado, “quanto mais cedo avançarem e quanto mais cedo estiverem prontas, melhor para todos”.

Contudo, lembrou que “aquilo que estava previsto no plano plurianual de investimentos são 21,6 milhões de euros, e nós estamos a falar aqui de um investimento que, no máximo, chegará a 1,5 milhões de euros, ou seja, 7% do que falta fazer”. Nesse sentido, o saneamento, por exemplo, “tem de ser uma prioridade”, até porque “temos freguesias que estão para trás no tempo” nesse aspeto.

Lembre-se que, em janeiro, a União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai constituiu um direito de superfície a favor da Câmara relativo à área da antiga sede da Junta para o projeto do Centro Ocupacional. Na altura, foi adiantado que a primeira fase da obra custa cerca de 2 milhões de euros. O projeto para o Centro está concluído desde 2021, como revelou nesse ano o presidente da União de Freguesias ao MAIS/Semanário.