Adjudicada por 3,5 milhões a obra da nova esquadra da PSP de Vila do Conde

0
2358

A obra para construção da nova esquadra da PSP em Vila do Conde já foi adjudicada, anunciou na terça-feira o presidente da Câmara Municipal, por 3,5 milhões de euros. Os trabalhos devem ter início ainda este ano e devem ficar concluídos em 2025.

De acordo com Vítor Costa, “finalmente esta autarquia conseguiu resolver um problema que se arrastava há demasiado tempo. O processo está agora apenas preso por detalhes, faltando uma portaria do governo, que será publicada nas próximas semanas, para seguir para o Tribunal de Contas para o visto final”.

“Acredito que já em setembro ou outubro as obras possam arrancar”, disse ainda, tendo a obra um prazo de execução de 18 meses. “Já prevendo algum atraso, julgo que em dois anos, no máximo, estará concluída”, previu o autarca.

A Câmara Municipal será a responsável pela empreitada, mas o financiamento virá do orçamento do Estado. A nova esquadra será edificada num terreno cedido pela autarquia, e as atuais instalações serão reconvertidas para utilização das associações do concelho: “mal seja feita a mudança, haverá oportunidade para que o edifício possa servir algumas das nossas associações, pois há sempre uma míngua de espaços para estas instituições desenvolverem as suas atividades”.

Lembre-se que o protocolo de cooperação entre o Município vilacondense, o Ministério da Administração Interna e a PSP foi assinado em julho de 2019, no mandato de Elisa Ferraz, anterior edil.

Em dezembro de 2020, foi publicada em Diário da República uma portaria que autorizava o investimento público de 3 milhões de euros para a nova esquadra, obra que estava agendada para o período de 2021 a 2023. Na altura, o investimento da empreitada foi repartido em 2 milhões para 2021 e mais 1 milhão para 2022, acrescendo o IVA.