Agasalhe-se. Temperaturas voltam a baixar nesta quinta e sexta-feira

0
1190
Foto: ArthurHidden/Freepik

Depois de uma subida ligeira nos últimos dois dias, as temperaturas, especialmente as mínimas, voltaram a baixar em Portugal continental. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta quinta e sexta-feira, a incursão de uma nova massa de ar polar vai voltar a provocar “valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”.

No caso da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a temperatura mínima para quinta e sexta-feira ronda os 4 e 5ºC, e a máxima prevista não será superior a 12 ou 13ºC.

Como explica o IPMA, num comunicado lançado na quarta-feira (10), “nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial a temperatura mínima, devido à incursão de uma nova massa de ar polar, de trajeto continental, que irá gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente as regiões mais a sul, embora com impacto reduzido”.

No final desta quinta-feira, sentir-se-á um “acentuado arrefecimento” do tempo, sendo que a madrugada de sexta-feira será a mais fria deste episódio – neste dia, são esperadas mínimas entre -5 e 0ºC na generalidade do interior Norte e Centro, “podendo localmente ser registados valores inferiores”.

Diz o IPMA que “a generalidade do território terá mínimas inferiores a 5°C, excetuando apenas alguns locais do litoral Centro e Sul. Está assim prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que poderá ter impacto significativo na circulação rodoviária”.

Nestes dois dias, a temperatura máxima deverá também ser baixa, em especial nesta quinta-feira. Por estes motivos, foi emitido um aviso de Tempo Frio para os dias 11 e 12 nos distritos de Bragança e Guarda.

Contudo, dias menos frios virão: “a temperatura irá subir nos dias 13 e 14 e deverá manter-se, sem variações muito significativas, nos dias seguintes”.