Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar apresenta pluviómetro desenvolvido pelos alunos

0
2730

No âmbito do processo de desenvolvimento da Estação Meteorológica, criada pelo Clube de Robótica do Agrupamento e instalada na Escola Básica de Aver-o-Mar, o pluviómetro está já na fase final da construção. A data da apresentação oficial do aparelho está marcada para o dia 1 de março.

Este trabalho está a ser realizado usando apenas componentes discretos e fabricação por método aditivo, tem por base o polímero ABS 1.75mm, capaz de suportar temperaturas até 100ºC, capaz de suportar chuvas, ventos fortes, radiação UV intensa e considerável resistência química (o único solvente comum conhecido é a acetona). Com uma dimensão de 15cm por 13cm, apresenta um “vaso de recolha” com a dimensão de 15.5cm x 9.5cm.

O seu funcionamento é simples: a água vai ser encaminhada pelo vaso de captura, por um orifício, para a báscula triangular, dividida em 2 triângulos retângulos, cujo enchimento faz a báscula oscilar e assim alterar o campo magnético, com recurso a um íman que, por sua vez, é lido por um sensor de efeito hall, que vai calcular, através de uma tabela, a quantidade de água, por lapso de tempo, o que permite chegar ao valor da pluviosidade.

Foram usados componentes de eletrónica simples, de muito baixo custo, sendo que o único componente eletrónico é um sensor de efeito hall, de onde saem 3 fios condutores, que ficam expostos por uma ficha molex, de encaixe em posição única.

O trabalho foi desenvolvido por alunos do 5º ao 8º ano, tendo este projeto começado ainda quando os alunos, que agora estão no 5º ano, frequentavam o 4ºano na Escola Básica de Navais, deste Agrupamento. Ao todo no projeto estiveram envolvidos: dez alunos do 4º ano, que, entretanto, transitaram para o 5º ano, dois alunos do 5º ano, um aluno do 6º, três do 7º e quatro do 8º ano, sob supervisão de dois professores de matemática e ciências, em articulação com o Clube de Robótica.