Alerta: ondas podem chegar aos 5 metros entre sábado e domingo

0
263

As Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde alertam para o agravamento do estado do mar neste fim de semana.

Em comunicado, a capitania avisa que as ondas de noroeste podem chegar aos 4 a 5 metros, a partir das 21h de sábado, 27 de novembro, até às 9h de domingo, 28 de novembro. Vigora o aviso amarelo entre as 13h de dia 27 e as 9h de dia 28.

A Autoridade Marítima recomenda, especialmente à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, o regresso ao porto de abrigo mais próximo.

Deverão também ser tomadas medidas de precaução, como a redobrada atenção ao circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas nos cais e marinas ou fundeadas/amarradas e garantir a adequada fixação de estruturas ou equipamentos que possam ficar expostas ao efeito do vento e mar.

Deve-se também acautelar a remoção, para locais seguros, de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar e do rio, primar por uma postura de segurança e de precaução ativa, não assumindo comportamentos de risco e acompanhar o evoluir dos níveis de água nas zonas ribeirinhas.

“À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, reforça o comunicado.