A Escola Secundária de Rocha Peixoto lançou, no final da tarde de quinta-feira (10), o livro que marca a 14º edição da iniciativa ‘Os Escritores da Rocha Peixoto’. A coletânea de textos em prosa e poesia da comunidade escolar é inspirada pelo centenário da escola e pelos 50 anos da Revolução de Abril.
Para além de textos escritos pelos alunos do 3º ciclo e secundário e por professores, a obra reúne também ilustrações dos alunos de Educação Visual, de Artes e de Design Gráfico, e ainda testemunhos de 10 anos do curso de Artes Visuais do estabelecimento de ensino, em imagens e palavras.
Na presença do diretor da Escola, Luís Fabião, do vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa, Luís Diamantino, do presidente do Conselho Geral, Rui Coelho, da Associação de Pais, de professores e encarregados de educação, os escritores, alunos e professores receberam um diploma e um exemplar do livro.
O projeto ‘Os Escritores da Rocha Peixoto’ nasceu de um desafio da biblioteca escolar no ano letivo de 2007/08. Foi interrompido em 2018/19, e agora retomado em 2023/24.
Lembre-se que a Escola Rocha Peixoto está, desde novembro do ano passado, a celebrar o seu centenário, com ações a cada dia 10. As celebrações estendem-se até 10 de novembro próximo.
A Escola Secundária de Rocha Peixoto, inicialmente designada Escola Industrial Patrão Sérgio, foi criada em 1924. Atualmente, e segundo dados inscritos no site oficial da escola, tem 182 professores e 1.646 alunos: 409 alunos do 3º ciclo do ensino básico diurno, 848 alunos do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos e 389 alunos do ensino secundário dos Cursos Profissionais.