Assinado acordo para construção de habitações sociais em Vila do Conde (fotos)

0
593
Foto: José Alberto Nogueira

Foi assinado no Auditório do Centro da Juventude, na tarde desta quarta-feira, o Acordo de Colaboração entre o Município de Vila do Conde e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que prevê uma intervenção na ordem dos 20 milhões de euros para a “promoção da habitação social a custos controlados”.

Para firmar o protocolo, estiveram em Vila do Conde o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e um representante do IHRU. Acompanhados pelo presidente da Câmara vilacondense, Vítor Costa, os governantes visitaram um dos empreendimentos a reabilitar.

O Acordo prevê a construção de 122 soluções habitacionais, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, e a requalificação de habitações “bastante degradadas”, no Parque Habitacional Municipal.

Segundo nota da Câmara Municipal, a versão final do Acordo resulta de “aprofundado estudo e alteração da ‘Estratégia Local de Habitação’ aprovada”, “visando ampliar, de forma significativa, o número de novas soluções habitacionais a erigir, em linha, aliás, com a ‘projeção’ de carências que a própria estratégia já identifica até ao final da década”.

Na terça-feira, Elisa Ferraz, líder do Movimento NAU e anterior presidente da Câmara disse que não “foi dada nenhuma explicação cabal para tal alteração” da Estratégia, nem “houve qualquer entendimento com a vasta equipa técnica da Câmara Municipal que levou a efeito este documento”.

Fotos José Alberto Nogueira