Autoridades alertam para agravamento das condições meteorológicas e marítimas

0
904

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha emitiram um comunicado conjunto a alertar para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima ao longo da costa ocidental de Portugal continental e Madeira nos próximos dias.

A partir das 12 horas desta segunda-feira (25) e até às 12 horas de sábado (30), espera-se um considerável agravamento do estado do tempo. A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 8 metros e uma altura máxima de 14 metros, com período médio entre os 10 e os 14 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até 65 km/h e rajadas até 120 km/h, provenientes do quadrante noroeste.

A comunidade piscatória e da náutica de recreio foi especialmente alertada para regressar aos portos de abrigo mais próximos e adotar medidas de precaução. As autoridades recomendam ainda a vigilância das embarcações atracadas, evitar atividades em zonas expostas à agitação marítima e manter uma atitude vigilante caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira.