Aviso laranja na tarde desta sexta-feira devido a trovoada e aguaceiros fortes

0
1094
Foto: Freepik

Trovoada frequente e aguaceiros fortes vão deixar o distrito do Porto, entre outros distritos de Portugal continental, sob aviso laranja na tarde desta sexta-feira (7). O alerta vem do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito do Porto, no qual se inserem a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, vai estar sob aviso amarelo entre as 12 e as 18 horas, devido a trovoadas frequentes e dispersas e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de granizo.

Depois, até às 6 horas da manhã de sábado, o aviso passa a laranja – com trovoada frequente e concentrada e aguaceiros fortes de granizo. Entre as 6 e as 21 horas de sábado, o aviso volta a amarelo.

Apesar destes avisos, a temperatura espera-se alta: para a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a temperatura máxima prevista é de 30ºC. Amanhã, a máxima desce para 21ºC.

O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, centrada sobre a região da Madeira, em deslocamento para nordeste, “promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África”, diz o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja nesta sexta-feira. Os restantes distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo.