BE/Póvoa lamenta que Município não tenha concorrido a programa de apoio à programação

0
1353

O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim (BE/Póvoa) lamenta e “considera supreendente” o Município não ter concorrido ao programa de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) da Direção-Geral das Artes, referindo que “mais uma vez a Póvoa de Varzim ficou para trás a nível cultural, longe das dinâmicas nacionais e quem perde são os poveiros e as poveiras”.

A Direção-Geral das Artes publicou no final de 2023 os resultados provisórios do novo concurso de apoio à programação, tendo sido atribuído apoio a 18 equipamentos da RTCP. No total, serão distribuídos pelos equipamentos apoiados oito milhões de euros, número abaixo dos dez milhões disponíveis.

Estes 18 juntam-se aos 38 já apoiados em 2022 – na altura, a Câmara da Póvoa candidatou-se ao apoio, mas a candidatura recebeu nota negativa, pelo que o Cine-Teatro Garrett não foi selecionado.

Para o BE/Póvoa, no contexto da não candidatura do Município ao apoio, “é demais evidente que a cultura, o apoio às artes e a dinamização do Garrett não são prioritários para a maioria PSD”.

Adianta também que “já questionou o executivo municipal para apurar as razões que levaram à opção de não concorreu ao programa de apoio à programação e de apoio às artes e se irá continuar a desperdiçar, de forma displicente, uma fonte de financiamento que poderia ser já nesta altura da ordem dos 200 mil euros anuais para este biénio mas que, com um trabalho sério e bem estruturado no cumprimento de uma estratégia bem delineada para uma efetiva política cultural de visão de futuro, poderia atingir os 1.600.000 euros por quadriénio”.

O BE/Póvoa questionou ainda se está prevista alguma intervenção de pintura do palco do Garrett e qual o motivo para o café-concerto estar “constantemente encerrado”.

Como considera o partido, “o Cine-Teatro Garrett precisa das suas portas abertas, de todos os espaços disponíveis”. Por isso, defende “a necessidade de um programador/a cultural que dinamize a infraestrutura para bem da cultura da Póvoa de Varzim e da região”.