Capitanias dos portos da Póvoa e Vila alertam para a agitação marítima forte

0
1495

As capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde lançaram um comunicado, nesta sexta-feira, no qual alertam para o agravamento das condições oceanográficas.

Entre as 21 horas de sábado e as 3h de domingo, vigora a fase Alfa de alerta, passando depois para Bravo, até às 21h de domingo, voltando em seguida a Alfa até à meia-noite e um minuto de segunda-feira.

De momento, as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas a toda a navegação, estando previsto o encerramento das mesmas durante a fase Bravo. O acesso pedonal aos molhes das barras está encerrado.

À população, as capitanias recomendam que evite “circular na orla costeira e zonas ribeirinhas”, que seja reforçada a “vigilância das amarrações das embarcações atracadas nos cais e marinas ou fundeadas/amarradas”, que acautele a “remoção, para locais seguros, de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar e do vento” e que prime “por uma postura de segurança e de preocupação ativa, não assumindo comportamentos de risco”.