Cartazes políticos do pós-25 de Abril em exposição na Biblioteca

0
1021
Foto: CMPV

A coleção particular de cartazes de Mário Linhares está em exposição na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. A mostra ‘Expressão de Liberdade – o cartaz político como forma de expressão de liberdade’ serve para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Com esta exposição, pretende-se “dar a conhecer às novas gerações e/ou reavivar a memória daqueles que presenciaram este período, para aquele que foi, no período pós-revolução, o principal meio de comunicar a mensagem política no espaço público”.

“Após o 25 de Abril de 1974, o cartaz político invadiu o espaço público do país de forma rápida e massiva assumindo-se como principal meio para a divulgação da mensagem política. A sua efemeridade, motivada pela emergência dos acontecimentos, fazia com que o cartaz político fosse, na maioria das vezes, rapidamente destruído ou substituído por sobreposição, quando afixado”, indica a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

“A conquista da liberdade foi um acontecimento tão sublime e com enorme impacto emocional, e nadas melhor do que a iconografia refletida nos cartazes, para transmitir de forma tão imediata o que tão profunda mudança significava”, lê-se na sinopse da exposição.

‘Expressão de Liberdade’ está disponível até ao final do mês de abril.