A Escola Básica Cego do Maio foi um verdadeiro polo agregador de diferentes culturas, durante o dia de quarta-feira (21). Toda a comunidade escolar se reuniu para comemorar o Dia da Interculturalidade, com a partilha dos usos e costumes de mais de duas dezenas de países.
Cada sala de aula estava decorada para simular um país – foi possível, apenas ao abrir a porta, viajar para diferentes destinos. Também os alunos e professores aderiram à iniciativa, vestindo roupas tradicionais de várias culturas.
À tarde, no palco montado no recreio da escola, 23 turmas do 5º ao 9º ano fizeram pequenas apresentações de outros tantos países, desde a Bélgica à Índia, do Brasil à Ucrânia.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Arlindo Ferreira, o dia serviu para celebrar “a riqueza da diversidade humana, refletida pelos alunos e alunas oriundos de 22 países diferentes que temos no Agrupamento”. Esta iniciativa, aliás, foi replicada em todas as escolas do Agrupamento, porque apesar das línguas e costumes diferentes, há algo que todos une, referiu o diretor: “a vontade de nos compreendermos uns aos outros”.
Notícia desenvolvida na edição de 28 de maio do jornal MAIS/Semanário.