Certificado Covid deixa de ser obrigatório nos restaurantes em outubro

0
837

O início de outubro vai significar o fim de uma das medidas da restauração: a apresentação do certificado digital covid ou teste negativo à entrada. De acordo com o jornal Público, já a partir do dia 1 de outubro o certificado vai deixar de ser obrigatório para acesso, durante os fins de semana, aos estabelecimentos do setor.

A medida faz parte da terceira fase do desconfinamento, que deverá arrancar no início de outubro, após aprovação pelo Conselho de Ministros esta quinta-feira. Na reunião, também será discutida a necessidade ou não da apresentação do certificado para entrar em hotéis.

O Público diz ainda que a apresentação do certificado covid vai continuar a ser obrigatória nas fronteiras, para quem entra em Portugal (via aérea ou terrestre) e à entrada dos bares e discotecas (que deverão abrir no dia 1).

As medidas da terceira fase são apresentadas pelo Governo esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Segundo a mesma fonte, o fim da apresentação do documentos nos restaurantes aos fins de semana deve-se a duas razões, disse um membro do Governo.

“Por um lado, concluiu-se a pouca utilidade de adotar esta medida apenas neste período da semana e a incompreensão que causava na população”. Por outro, chegando aos 85% da população completamente vacinada, a imunidade de grupo será atingida.

Assim, “não deve ser mantida uma medida que só se destina a identificar uma percentagem muito baixa de pessoas” – dos restantes 15%, 3% são pessoas que não puderam/quiseram ser vacinadas e 12% são as crianças até aos 11 anos que não integram o programa de vacinação.