Chegada antecipada da Primavera: temperaturas sobem nos próximos dias

0
834

Durante os próximos dias, Portugal continental regista um período de temperaturas mais elevadas do que o normal para janeiro, com a possibilidade de ultrapassarem os 23 graus. Esta situação sugere uma antecipação da primavera, com os termómetros a registarem valores acima dos 20 graus em diversas regiões. Apesar das temperaturas diurnas serem mais altas, as mínimas continuarão baixas, embora sejam superiores às das últimas noites.

A explicação para esta mudança climática atípica é atribuída à posição fora das latitudes regulares do anticiclone dos Açores, um centro de altas pressões atmosféricas. Além disso, a abrangência deste anticiclone mostra ser anormal para o mês de janeiro, uma vez que este mês é caracterizado por ser o mais frio do ano.

De acordo com o boletim de previsão alargada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura média desta semana conta com uma “anomalia positiva” de mais 0,25 a 6ºC para todo o território.

Nos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, as temperaturas também vão subir, apesar da agitação marítima, com aviso amarelo, até amanhã (24), e da persistência de nevoeiro que se fará sentir até domingo (28).  A partir da próxima semana, não há precipitação e o céu estará pouco nublado na região.

O aviso amarelo devido vigora nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo – a agitação marítima deve-se à tempestade Isha, que agora atinge o Reino Unido.

Com o tempo a dar tréguas, não se espera nenhuma depressão no território português nos próximos dez dias.