‘Clube dos Reparadores’ da Cruz Vermelha da Póvoa dá nova vida a resíduos eletrónicos

0
1213

Os formandos do ‘Clube de Reparadores’, projeto criado pela Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim em parceria com a LIPOR e o Município da Póvoa de Varzim, receberam na quarta-feira os certificados de formação, numa sessão no Diana Bar.

O ‘Clube de Reparadores’ visa a implementação conjunta e local do projeto Incubadora de Ativação Social (IncubAS). Foi lançado em abril de 2021 – em menos de um ano, os formandos aprenderam a reaproveitar resíduos elétricos e eletrónicos, recuperando equipamentos usados.

Na sessão, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “temos de viver com menos para deixar um mundo sustentável às próximas gerações”. Apelou ainda a uma mudança de mentalidades, porque “o nosso planeta não é inesgotável”.

Também Luísa Tavares Moreira, presidente da delegação poveira da Cruz Vermelha, notou a “importância destas ações”, ressalvando a continuidade do projeto e a oportunidade de formação na Cruz Vermelha.

Na sessão, foi ainda assinado um protocolo de mediação social para assegurar a continuidade do Clube, entre a Cruz Vermelha, na figura de Luísa Tavares Moreira, e a Lipor, pelo representante Fernando Leite.