Concursos literários do Correntes d’Escritas estão abertos

0
481

Daqui a pouco mais de quatro meses, entre 22 e 26 de fevereiro de 2022, a Póvoa de Varzim volta a receber o Correntes d’Escritas. Nesta que será a 23ª edição do evento, e como é habitual, vão ser conhecidos os vencedores e entregues os prémios dos concursos literários, que já estão abertos.

O Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus, destinado a jovens entre os 15 e os 18 anos de idade, vai distinguir um conto a publicar na edição seguinte da Revista Correntes d’Escritas. Cada concorrente pode apresentar um máximo de dois trabalhos, que deverão ser apresentados por escrito e assinados por pseudónimo.

Até 17 de dezembro, os concorrentes devem enviar ao júri três exemplares do texto. O vencedor ganha um prémio no valor de 1000€.

O Prémio Literário Luis Sepúlveda, antigamente designado por Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas/Porto Editora, vai premiar contos infantis realizados por alunos de todo o país e de escolas portuguesas pelo mundo que frequentem o 4º ano de escolaridade.

O objetivo é que os textos, que devem ser enviados até 10 de janeiro, veiculem as principais mensagens da obra de Luis Sepúlveda: a defesa do ambiente, o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade social e a liberdade.

Também o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes d’Escritas volta a ter mais uma edição. O concurso serve para distinguir obras inéditas cuja temática seja a Póvoa de Varzim. O máximo de trabalhos que poderão ser apresentados por cada concorrente são dois, apresentados por escrito e sob pseudónimo. Os concorrentes devem enviar os textos até 15 de janeiro, e o vencedor receberá um prémio de 2000€ e a edição do livro.

Por último, é de notar que o prazo para a entrega de livros para o Prémio Literário Casino da Póvoa termina já na próxima semana, a 15 de outubro.