Condecorados ex-combatentes na Escola dos Serviços (fotos)

0
410

Depois de uma suspensão devido à situação pandémica, retomou na Escola dos Serviços (ES), em Beiriz, a cerimónia de imposição das medalhas Comemorativas das Campanhas a antigos combatentes no Ultramar.

A cerimónia, realizada na quinta-feira, serviu para condecorar duas dezenas de ex-combatentes, dos quais nove são naturais da Póvoa de Varzim e dois naturais de Vila do Conde. Os restantes combatentes eram de Vila Nova de Famalicão, Esposende e Viana do Castelo.

O Comandante da ES, Rui Pina, referiu que “é com enorme satisfação” que as cerimónias voltavam a ser realizadas, ainda que “singelas na sua forma”. “Podem finalmente ser reconhecidos aqueles que, na força da juventude foram retirados do convívio e conforto das famílias e amigos para defender o nosso país, sofrendo inúmeras provações, sendo por tudo isso credores de uma enorme dívida de gratidão”, disse.

Para além dos antigos combatentes e seus convidados, e dos militares e civis da ES, estiveram também presentes na cerimónia dois representantes dos núcleos da Liga dos Combatentes de Viana do Castelo e de Ribeirão e dois representantes da Associação Social e Cultural dos Vilacondenses Ex-Combatentes no Ultramar.