Corpo de Deus celebrado com procissão pela Póvoa de Varzim e tapetes de flores em Rates

0
1967

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, comummente denominada solenidade do Corpo de Deus, celebra-se já nesta quinta-feira, dia 30 de maio. Na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição – Matriz da Póvoa de Varzim, as cerimónias têm início às 10 horas, com a missa solene, e culminam na procissão do Santíssimo Sacramento, às 16 horas.

Depois da missa, às 11 horas, terá lugar a exposição solene do Santíssimo Sacramento. Já à tarde, pelas 15h30, celebra-se o Te Deum, antes da procissão.

A procissão sairá da Igreja Matriz, seguindo depois pela Rua da Igreja, Rua do Visconde, Praça do Almada – com paragem em frente aos Paços do Concelho, onde da varanda principal será dada a bênção –, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua Manuel Silva, Rua Cidade do Porto, Largo das Dores, Rua de S. Pedro, e recolhendo novamente à Igreja Matriz. Aí, será dada a bênção final.

As cerimónias na Igreja Matriz serão acompanhadas pelo grupo coral Capela Marta, e a procissão acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Na freguesia poveira de Rates, o Corpo de Deus celebra-se, como já é tradição, com cerca de oito centenas de metros de tapetes em flores naturais. Naquilo que já é um dos ‘ex-libris’ da paróquia de S. Pedro de Rates, todos os lugares da freguesia se vão reunir, a partir das 7 horas da manhã, no Centro Histórico para a elaboração dos tapetes. Às 16 horas, decorrerá a missa, seguida da procissão pelo percurso de tapetes.