Criminologia debatida em workshop na Póvoa de Varzim

0
4116

A Associação Portuguesa de Criminologia (APC) realizou no passado dia 11 de outubro, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, um workshop cujo tema foi a “Prevención Situcional del Delito vs la Degradacion Urbana e Asalto a Transportes de Valores”. O evento contou com a presença de vários criminólogos e elementos das forças e serviços de segurança e municipais , bombeiros e vários alunos. Como oradores estiveram presentes o doutor Carlos Aldecoa, professor da Universidade de Aconcagua e membro do Conselho Consultivo do Instituto Iberoamericano de Criminologia Aplicada, e o doutor Vítor Miguel Silva, presidente da Associação Portuguesa de Criminologia.

No workshop foram debatidas várias problemáticas, como a prevenção dos delitos e como conseguir a diminuição da criminalidade em determinadas áreas e o contributo de políticas criminais ou de segurança adequadas, concluindo-se que “existe uma necessidade e incluir os criminólogos na planificação dos programas de prevenção, bem como em alguns departamentos dos municípios, na coordenação de distintas áreas”.

A APC escolheu a Póvoa de Varzim como a cidade da Criminologia para 2016 e Vítor Miguel Silva revelou ainda que a associação está a organizar, em conjunto com o GUS – Gabinete de Urgência Social, um congresso de “Violência doméstica – da Avaliação à Prevenção”, que se irá realizar na Póvoa no próximo dia 19 de Novembro.