D. José Cordeiro sucede a D. Jorge Ortiga na Arquidiocese de Braga

0
1049
Foto: Diocese de Bragança-Miranda

D. Jorge Ortiga deixou nesta sexta-feira o cargo de arcebispo de Braga, após 22 anos. Sucede-lhe D. José Cordeiro, de 54 anos, até agora bispo de Bragança-Miranda.

A resignação de D. Jorge já tinha sido apresentada ao Papa Francisco em 2019, quando completou 75 anos, seguindo as determinações do Direito Canónico. No entanto, foi só hoje aceite por Francisco, que nomeou como arcebispo de Braga D. José Cordeiro.

“De coração cheio e alegre pela nomeação do Santo Padre de D. José Cordeiro para arcebispo de Braga, sinto-me no dever de, em nome de todo o povo cristão, lhe dar as boas-vindas a esta vetusta arquidiocese”, escreveu D. Jorge Ortiga na saudação ao seu sucessor.

“Queremos que sinta a nossa plena comunhão e a mais profunda unidade. Garantimos que se sentirá bem entre nós e que juntos prosseguiremos uma história que remonta aos primórdios do cristianismo”, acrescenta.

Até à tomada de posse de D. José, D. Jorge vai exercer funções de administrador apostólico, explica a agência Ecclesia, para assegurar o governo ordinário da Arquidioce