É de Vila do Conde o Aqueduto com mais arcos do mundo

0
692
Foto: Visit Vila do Conde

São 999 arcos, que se estendem por 5km desde o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, até à nascente, em Terroso, na Póvoa de Varzim. O Aqueduto de Santa Clara é o aqueduto com maior número de arcos do mundo, é um dos pelo menos 42 aquedutos portugueses, referidos no novo livro ‘Património Cultural da Água – Roteiro de Aquedutos’, de Pedro Inácio.

À agência Lusa, o autor referiu que “é o aqueduto que se projetava, na sua totalidade, só e apenas em arcos” e lembra que há quem chame ao Mosteiro de Santa Clara “simbolicamente o arco mil”.

O conservador do Museu da Água frisa ainda outras curiosidades, como o facto de que Portugal tem “a maior nora para abastecimento de água da Península Ibérica, com 20 metros de altura”, no Aqueduto de Serpa e que, em Elvas, o aqueduto tem “quatro níveis de arcos, com maior extensão a nível mundial” – 1,113 metros.

A obra foi apresentada nesta sexta-feira no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos e foi editada pela Câmara de Mafra, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e o Museu da Água. Segundo a Lusa, inclui “o mais completo roteiro de aquedutos já publicado em Portugal”.

A obra pode ser adquirida nas bibliotecas municipais e tem o custo de 20 euros. Está, também, prevista uma edição bilingue.