É hoje o Dia Nacional do Dador de Sangue. Saiba quando são as próximas recolhas na Póvoa

0
1802

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se anualmente no dia 27 de março, esta segunda-feira. Neste dia, relembramos o quão importante é a dádiva de sangue, uma ação que pode salvar vidas.

Segundo dados avançados no início deste ano ao MAIS/Semanário pela Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim, foi registado um total de 2.082 dadores aprovados nas sessões de colheita promovidas pela entidade ao longo do ano de 2022. Estavam inscritas para dádiva 2.526 pessoas, o que quer dizer que 444 pessoas fizeram a inscrição para dar sangue, porém não a puderam concretizar por motivos de saúde ou outros.

É um número semelhante ao registado em 2021, disse-nos na altura o presidente da Associação, Vítor Correia, que relembrou a importância de aderir às dádivas de sangue.

Para tal, ainda neste mês de março, há uma recolha marcada para amanhã, terça-feira, na sede da Associação de Dadores de Sangue, entre as 14 e as 19 horas. Já no mês de abril, há recolhas nos dias 3, 12 e 30 na sede da Associação, entre as 14 e as 19 horas, e a 17 de abril, na freguesia de Rates, igualmente entre as 14 e as 19 horas.

Como saber se posso dar sangue?

As condições detalhadas para a dádiva de sangue estão descritas no portal online do Serviço Nacional de Saúde, aqui. No entanto, aqui indicamos os requisitos de elegibilidade básicos para a dádiva.

Podem candidatar-se todas as pessoas com mais de 18 anos de idade, peso superior a 50 kg e com estilos e hábitos de vida saudáveis.

Para melhor avaliar se a pessoa realmente pode ou não dar sangue, é preciso preencher um questionário, disponível no site do Ministério da Saúde, aqui. Neste mesmo documento, há várias informações sobre a dádiva de sangue.

Seguidamente, é feita uma triagem clínica por um profissional de saúde qualificado, que vai avaliar se a pessoa está apta a dar sangue. Deve responder honestamente às perguntas que forem feitas nesta fase, para sua segurança e da pessoa que potencialmente receberá uma transfusão do sangue doado.

É possível fazer a dádiva de sangue várias vezes ao ano, desde que exista um intervalo mínimo de 2 meses entre dádivas. As pessoas do sexo feminino podem dar sangue 3 vezes ao ano, enquanto as pessoas do sexo masculino podem fazê-lo por 4 vezes.