Eleições Legislativas são no domingo: saiba como, quando e onde votar

0
689

Portugal está perto de eleger a nova Assembleia da República. No domingo, 30 de janeiro, grande parte dos eleitores irá votar os membros do novo Parlamento – alguns já o fizeram, recorrendo ao voto antecipado.

Para saber o local que lhe foi designado para votar, pode enviar uma SMS (gratuita) para o número 3838 com RE <espaço> nº de identificação civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD – exemplo: RE 12345678 19531007.

Também poderá consultar a sua mesa de voto através deste link, onde terá de indicar o seu número de identificação civil e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD. Pessoalmente, na junta de freguesia ou câmara municipal da sua residência, também poderá obter esse dado.

As mesas de voto estarão abertas entre as 8h e as 19h. Para votar, deve levar consigo o documento de identificação. Deverá também utilizar máscara cirúrgica ou FFP2, de forma adequada, manter o distanciamento, seguir nos circuitos definidos e desinfetar as mãos antes e depois de votar. A Direção-Geral da Saúde recomenda ainda que leve a sua própria caneta ou esferográfica.

E se estiver em isolamento?

Se estiver em isolamento por estar infetado com a covid-19 ou por coabitar com uma pessoa infetada, pode na mesma votar presencialmente no domingo. O voto deve ser feito “preferencialmente” entre as 18h e as 19h, na última hora em que as mesas de voto estão abertas.

Na deslocação, os eleitores confinados devem recorrer ao transporte individual ou ir a pé, optando por não utilizar os transportes públicos coletivos ou individuais de passageiros.

Enquanto vota, “deve manter permanentemente a distância de qualquer pessoa e reforçar a higiene das mãos e da etiqueta respiratória”. Os membros das mesas de voto “estarão com equipamento de proteção individual reforçado, se assim o entenderem”, com bata e máscara, sublinhou Graça Freitas.

A autorização para quebrar o isolamento aplica-se, apenas ao momento do voto. Depois de exercerem o seu direito, as pessoas confinadas devem regressar a casa ou ao local onde estão isoladas.