Eleitores em isolamento vão poder sair de casa para votar no dia 30

0
822

A ministra da Administração Interna anunciou esta quarta-feira que os eleitores que, no dia 30, estejam em isolamento, vão poder sair de casa para votar nas legislativas. Segundo Francisca Van Dunem, o governo ainda vai recomendar uma hora específica, mas “o período mais adequado será, provavelmente, a última hora, entre as seis (da tarde) e as sete”.

A decisão surge depois do pedido de parecer à Procuradoria-Geral da República, que foi favorável e chegou esta manhã ao Ministério da Administração Interna.

Segundo o parecer, “os eleitores em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde podem sair do local de confinamento no dia 30 para exercer o direito de voto”. A Direção-Geral da Saúde terá, agora, de adaptar as normas do isolamento, depois de uma resolução do Conselho de Ministros.

Graça Freitas defende que “o objetivo é mitigar ao máximo o encontro entre pessoas que possam transmitir a doença e outras suscetíveis”. A diretora-geral da Saúde pediu ainda que os eleitores isolados se dirigissem às urnas sozinhos, em veículo próprio ou a pé.