Escola de Aver-o-Mar inaugura sala de estimulação sensorial (fotos)

0
1540

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar dispõe agora de uma sala de snoezelen, batizada de ‘Mar sensorial’. O espaço multissensorial foi inaugurado na segunda-feira (6), na Escola Básica de Aver-o-Mar, e está aberto a toda a comunidade.

Uma sala de snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, bem como a noção do corpo e da posição em que se encontra, e o equilíbrio.

A sala é destinada a públicos de todas as idades, “dos alunos aos idosos, sem esquecer a possibilidade de uso pelos professores e funcionários”, indica o Agrupamento. “Para tal, será dinamizado um plano interno de formação, pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e em articulação com o Centro de Formação de Associação das Escolas, para permitir aos utilizadores mais diretos da sala, conhecer os equipamentos disponíveis e sua função, no sentido de se promover um plano ajustado a cada frequentador do espaço, seja por mote próprio, seja por proposição de terceiros”, completa.

A terapia através de estimulação sensorial em sala de snoezelen já era uma realidade para alguns dos alunos com espetro de autismo do Agrupamento, através do CRI MAPADI.