Exposição retrata comunidade de pescadores indonésios das Caxinas em fotografias

0
2591
Foto: Eduardo Martins

‘Nelayan: Vontade em Trânsito’ é a nova exposição do fotojornalista Eduardo Martins, que será inaugurada no sábado (11) no Mira Fórum. A mostra “transpõe para fotografia a vivência dos pescadores indonésios que se fixaram nas Caxinas, em Vila do Conde” e que já são cerca de meio milhar, representando “mais de 50% da força de trabalho da comunidade piscatória com maior expressão em Portugal”.

A palavra indonésia ‘Nelayan’ significa pescador, e “remete para uma vida feita de esforço e vontade”, lê-se numa nota de imprensa enviada às redações. É isto mesmo que a exposição se propõe retratar, até 25 de março no Mira Forum. No Mercado das Caxinas, abre a 25 de fevereiro outra exposição num registo mais pessoal.

“À semelhança de outros pontos do globo, a realidade de Caxinas é definida pela migração paralela: os pescadores locais saem para o estrangeiro e migrantes, oriundos na sua quase totalidade da Indonésia, maioritariamente de Java, parcela do território com altos níveis de desemprego, são contratados para suprir a falta de mão-de-obra, também acentuada pelo desinteresse das novas gerações pela atividade”, continua a nota. “Sem eles, uma comunidade minoritária, metade da frota de barcos de pesca artesanal deixaria de operar”.

“Neyalan, apesar de ser um substantivo, define sobretudo uma ação, a de viver o presente como prólogo do futuro”, descreve.

‘Netalan: Vontade em Trânsito’ é inaugurada às 16h de 11 de fevereiro, no Mira Fórum, Porto.