Festas da Senhora das Dores celebram-se este fim de semana sem fogo de artifício

0
16575
Procissão de Nossa Senhora das Dores em 2022. Foto: CMPV

A Câmara da Póvoa de Varzim não autorizou o lançamento de fogo de artifício durante este fim de semana, altura em que a cidade celebra a Festa da Senhora das Dores. A autarquia justifica a decisão com o facto da proximidade com o hospital e o lar da Misericórdia. A procissão é no domingo, dia 17, e tem como tradição a presença de milhares de fiéis que costumam realizar o percurso do cortejo com velas e ceras que simbolizam parte do corpo.

No programa festivo, no sábado vai decorrer o primeiro arraial noturno, às 22 horas, com a exibição do Rancho Folclórico de Aver-o-Mar e o Rancho Tricanas do Cidral. No domingo, às 11h30, celebra-se a missa solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora das Dores, com sermão.

À tarde, pelas 16 horas, sai a procissão de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo pároco da Matriz da Póvoa de Varzim, pe. Avelino Castro. O cortejo, acompanhado pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e pela Banda Musical da Póvoa de Varzim, deverá trazer até à Póvoa até milhares de visitantes.

Andores e grupos alegóricos

A procissão vai contar com o andor da Senhora das Graças, da Senhora Auxiliadora e da Senhora das Dores, bem como os grupos alegóricos da ‘Profecia do Velho Simeão’, a ‘Fuga para o Egito’, ‘O Menino entre os Doutores’, ‘A Caminho do Calvário’, ‘Crucifixão’, ‘Descida da Cruz’, ‘Soledade de Nossa Senhora’ e ‘Apoteose’.

Depois de sair do Largo das Dores, o cortejo vai passar pela Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre (Cego do Maio), Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça, Avenida Mouzinho de Albuquerque e regressa ao Largo das Dores.

Já à noite, pelas 22 horas, realiza-se o segundo arraial noturno, com a exibição do Grupo Folclórico Os Camponeses de Navais e o Rancho Estrela do Norte.

Na segunda-feira, dá-se início à Feira da Louça, pelas 9 horas, e na terça-feira, pelas 16 horas, tem início a cerimónia do beija-mão da Senhora, com encerramento às 23 horas.