Fiscalização deteta “deficiências” no centro de distribuição postal dos CTT da Póvoa de Varzim

0
2495

Depois de um conjunto de 22 ações de fiscalização em 13 centros de distribuição postal dos CTT pelo país, a Anacom detetou “deficiências na distribuição postal” de alguns deles, incluindo do centro da Póvoa de Varzim.

Segundo comunicado publicado nesta segunda-feira, a fiscalização da Autoridade Nacional de Comunicações passou pelos centros de Chaves, Funchal, Loulé, Lousada, Machico, Ovar, Ponta do Sol, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Rio Maior e Santarém.

As deficiências noticiadas são relativas aos “prazos de encaminhamento”, à “regularidade” e à “fiabilidade dos serviços, com prejuízo para os interesses dos utilizadores dos serviços postais abrangidos pela distribuição postal daqueles centros”.

A Anacom destaca os centros de distribuição postal (CDP) da Póvoa de Varzim, Loulé e Santarém, onde, “num período alargado de tempo, uma proporção largamente superior a 5,5% do correio prioritário diário não atingiu o seu destino até 1 dia útil após ter entrado na rede postal dos CTT”.

Este facto está “em divergência com os valores definidos para os indicadores de qualidade de serviço relativos ao encaminhamento no correio azul e no correio registado e medidos numa base anual”, lê-se no comunicado.

A nota de imprensa volta a mencionar o CDP da Póvoa de Varzim ao referir que neste “se verificou que uma parte muito significativa dos envios não alcançou o seu destino nos prazos fixados no padrão de encaminhamento para o respetivo tipo de tráfego”, quando foi acompanhado um conjunto aleatório de envios postais de correio prioritário, de correio normal ou de ambos. A situação foi verificada, também, nos CDP do Funchal, Loulé, Ovar e Santarém.

“Importa corrigir as deficiências verificadas o mais urgentemente possível”, defende a Anacom, para “eliminar os transtornos e dificuldades colocadas às populações que usufruem desses serviços”.

A Anacom adianta que já notificou os CTT destes resultados, os quais informaram que “têm em vista promover medidas que melhorarão o serviço prestado nas zonas de abrangência dos CDP identificados com menos bom desempenho”.