Formação, encontro de coros e concerto no arranque do XVI Ciclo de Música Sacra (fotos)

0
497
Foto: José Alberto Nogueira

O XVI Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates, Póvoa de Varzim, começou no fim de semana de 7 e 8 de maio. Dezenas de participantes e membros do público assistiram, depois de dois anos de pandemia, ao regresso do evento que enche de música litúrgica o mês de maio.

O Ciclo arrancou com a XI Formação de Música Sacra, na Escola de Música Arnaldo Moreira e na Igreja Românica de Rates. Durante um dia inteiro, entre as 9h e as 17h30, mais de uma dezena de alunos participaram na formação, pelos professores Sandra Azevedo (canto) e José Carlos Azevedo (órgão).

Os formandos receberam o respetivo diploma de participação no primeiro concerto do XVI Ciclo, o encontro de coros. Com o tema ‘A Música Litúrgica no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim’, foram quatro os coros participantes: o Grupo musical EntreCantus, o Grupo Coral Paroquial da Junqueira, dirigido por Augusto Agra, o Grupo Coral Paroquial da Lapa, dirigido por Arnaldo Vareiro, e o anfitrião Grupo Coral Paroquial de Rates, dirigido por José Abel Carriço e acompanhado pelo Ensemble Instrumental ‘Arnaldo Moreira’.

O ciclo prosseguiu no dia seguinte, domingo, com o concerto ‘A Música um caminho… para a paz’. Participaram o Coro Juvenil Pró Música, dirigido artística e musicalmente por Rui Silva, o Coral ‘Ensaio’, dirigido artística e musicalmente por Tiago Carriço, e a Sinfonieta Pró-Música, bem como a soprano Maria João Matias e o baixo/barítono Rui Silva.

No concerto, com a direção musical de Tiago Carriço, foram interpretadas as obras ‘Pavane, op.50’, ‘Requiem, op.48’ e ‘Cantique de Jean Racine, op.11’, todas do compositor Gabriel Fauré.