GNR inicia operação para sensibilizar alunos e evitar o bullying nas escolas

0
518
Foto: GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a assinalar o regresso às aulas com um conjunto de ações de sensibilizações dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, com o objetivo de prevenir comportamentos desviantes, nomeadamente o bullying e o ciberbullying.

A operação ‘Regresso às aulas 2024’ inicia nesta segunda-feira (12) e decorre até 16 de setembro, nos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares da área de responsabilidade da GNR. Durante esta campanha, a GNR dará a conhecer nas escolas os militares responsáveis pelo Programa Escola Segura, com a distribuição do número de contacto destes.

Em comunicado, a GNR explica que esta ação pretende contribuir para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas.

Também as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, que incluem cerca de 400 militares, irão promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda no âmbito da segurança rodoviária.

A GNR deixa ainda alguns conselhos de segurança. Aos jovens estudantes, recomendam circular, no deslocamento de e para a escola, sempre que possível em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz; memorizar no telemóvel o número do posto da GNR local; e esperar pelos pais, por algum familiar ou amigo dentro da escola.

Em caso de bullying e ciberbullying, é recomendado guardar as provas, como o registo das mensagens ou dos conteúdos ofensivos; denunciar caso seja testemunha de atos de bullying; e educar outros alunos, promovendo o respeito e a inclusão entre os colegas.

Relativamente ao ciberbullying, a GNR aconselha a escolar cuidadosamente o que é partilhado nas redes sociais; proteger as palavras-passe, não as partilhando com ninguém; e não acreditar em tudo o que é dito nas redes sociais.

Aos pais e encarregados de educação, os conselhos passam por se manter envolvido na rotina escolar dos educandos; em caso de suspeita de situações de bullying, ameaças ou outros comportamentos de risco, informar de imediato a GNR; e lembrar que a segurança começa em casa.