GNR promove operação ‘Bom Caminho’ nos Caminhos de Santiago (vídeo)

0
517

Para promover a visibilidade, proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela, a GNR iniciou a Operação ‘Bom Caminho’. A ação decorre até ao final do ano ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior.

A operação é dinamizada através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, explica a GNR em comunicado. “Pretende-se reforçar a presença na Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos”, bem como “transmitir os principais conselhos de segurança” da Guarda.

Alguns dos conselhos são planear e preparar o percurso antecipadamente, evitando desviar-se dele, caminhar apenas durante o dia, utilizando roupas claras e material retrorrefletor, bem como manter o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família.

Na Semana Santa e no verão, períodos caracterizados por uma maior afluência de peregrinos, a GNR vai realizar patrulhas conjuntas com a Guardia Civil, de Espanha.