Grupo vai plantar árvores na Cividade de Bagunte após incêndio do ano passado

0
484
Foto: Turismo Vila do Conde

Em agosto de 2023, um grande incêndio assolou o concelho de Vila do Conde, chegando à Cividade de Bagunte. Agora, a população foi convidada a participar numa ação de rearborização da área, já no sábado (23), Dia da Floresta Autóctone.

A ação de plantação de espécies autóctones tem início às 9h30, e é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Vila do Conde, Portucalea e o CRE.Porto.

À tarde, decorre um momento de convívio e celebração, no âmbito das comemorações dos 30 anos da Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde (APPA-VC). Este convívio terá lugar na base do Monte da Cividade de Bagunte, junto ao Centro de Receção. As inscrições gratuitas já fecharam, com as vagas todas preenchidas.

A iniciativa de rearborização constitui a primeira fase de um Projeto de Conservação da Natureza e Recuperação da Biodiversidade da Cividade de Bagunte, promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde através do Gabinete Técnico Florestal, em colaboração com o Serviço de Arqueologia e com o apoio da APPA-VC.

O objetivo é preservar o património natural e cultural, recuperar os habitats pós-incêndio e valorizar o capital natural e os serviços dos ecossistemas.