Hora do Planeta: O Mundo Contra o Aquecimento Global

0
1112

A ‘Hora do Planeta’ (Earth Hour) é uma iniciativa anual organizada pela WWF (World Wide Fund for Nature) com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o aquecimento global. Desde o seu início, em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora num ato de solidariedade contra as alterações climáticas, o evento cresceu em escala e impacto.

Em 2023, foram mais de 190 os países e territórios a participar nesta ação, incluindo mais de 70 municípios portugueses. Monumentos icónicos ao redor do mundo, como a Golden State Bridge em São Francisco, o Coliseu de Roma e a Torre Eiffel, desligaram as luzes em apoio a esta causa global.

A Hora do Planeta de 2024 está marcada para o dia 23 de março (sábado), quando os relógios marcarem as 20h30 (horário de Portugal continental).

Este momento simbólico em que se apagam as luzes por uma hora visa, acima de tudo, aumentar a consciencialização das pessoas sobre as questões ambientais e incentivar a ação global para proteger o planeta.

Numa era marcada por desafios ambientais e climáticos cada vez mais urgentes, a WWF relembra a necessidade de se cumprirem as metas para 2030 do Acordo de Paris, procurando evitar-se que a temperatura média suba mais de 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais, algo que só será possível havendo um esforço conjunto de cidadãos, empresas e governos de todo o mundo.

Portugal tem sido um participante ativo da Hora do Planeta desde 2008, com diversos locais emblemáticos a aderirem e a ficarem às escuras durante uma hora, como o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei, em Lisboa, a Ponte da Arrábida, a estação de São Bento e a Fundação de Serralves, no Porto, entre outros locais espalhados pelo país.

Este ano, a Associação Natureza Portugal (ANP), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Alvalade, organiza o “Arraial pelo Planeta 2024”. O evento, marcado para o dia da Hora do Planeta, 23 de março, no Mercado de Alvalade, em Lisboa, contará com várias atividades sustentáveis, incluindo oficinas, uma pintura coletiva de um mural e um concerto semiacústico com a artista Selma Uamusse.

As celebrações da Hora do Planeta em Portugal, este ano, não se ficarão por aí, com vários eventos coorganizados com a Câmara Municipal de Lisboa, que começarão até uma semana antes do evento principal, naquela que será a ‘Semana do Planeta’.