IPMA e DGS alertam para subida das temperaturas a partir de sexta-feira

0
3721

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que, a partir de sexta-feira (4), as condições meteorológicas no território continental “alterar-se-ão de modo muito significativo”, com uma subida generalizada dos valores da temperatura máxima. Na maior parte do território, “com exceção de alguns locais da faixa costeira ocidental”, são expectáveis valores acima dos 30ºC.

Esta subida será mais notória na região Sul, diz o IPMA: “os valores mais elevados da temperatura máxima do ar deverão situar-se entre 33 e 38°C nas regiões a sul do Tejo, em especial no interior e no Algarve até perto da faixa costeira, assim como na península de Setúbal, variando entre 28 e 33°C nas restantes áreas”.

Já no fim de semana, a tendência de subida da temperatura máxima mantém-se, “podendo alcançar-se valores de temperatura máxima entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul, e entre 31 e 36°C na região Norte, com exceção da faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso, onde deverão variar aproximadamente entre 25 e 30°C”.

Face a estas previsões, e principalmente no contexto da Jornada Mundial da Juventude, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a adoção de algumas medidas, para prevenir incidentes ou problemas relacionados com as temperaturas altas. Seguem-se as recomendações da DGS:

  1. Sempre que possível, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
  2. Beber água, pelo menos 1,5 litros/dia, sendo que em dias de maior calor deverá reforçar o consumo. Beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Optar por refeições leves e frescas;
  4. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;
  5. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
  6. Escolher as horas de menor calor para grandes deslocações;
  7. Fazer pausas frequentes durante o dia, descansando e dormindo;
  8. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida;
  9. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.