Já quase 500 estabelecimentos fazem parte do projeto Rolha a Rolha da Lipor

0
1520
Foto: Racool_Studio/Freepik

O projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha, lançado em 2021 pela Quercus e pela Lipor com o objetivo de incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça, já conta com mais de 490 estabelecimentos aderentes dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Estes estabelecimentos, sejam restaurantes, hotéis, cafés ou padarias, entregaram para reciclagem 1.200 kg de rolhas de cortiça, “o que perfaz um total de 240.240 rolhas de cortiça recolhidas, evitando assim a emissão de 286,75 kgCO2e para a atmosfera”, lê-se num comunicado da Lipor.

“Resultado deste esforço, os municípios irão proceder à plantação de cerca de 4.800 árvores, permitindo que 29.867 pessoas respirem um dia inteiro, pois armazenam 10 toneladas de carbono. É também o equivalente a 105 quilómetros de viagem de um voo comercial, ou até ao arrefecimento de 5 aparelhos de ar condicionado durante 11 anos”, segundo a associação de municípios.

A iniciativa, desenvolvida pela Quercus, a LIPOR e os seus municípios associados com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça, visa contribuir para a reflorestação em Portugal: por cada 50 rolhas recolhidas, é plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás e no âmbito do Green Cork.