João Trocado do PS inicia “período de auscultação” sobre resultados

0
919

O Partido Socialista da Póvoa de Varzim ficou em segundo nas eleições autárquicas 2021. João Trocado, líder da candidatura do PS, já reagiu nas redes sociais, onde começou por “agradecer publicamente a quem acreditou em mim”.

Quanto aos resultados, o PS/Póvoa optou por divulgar “os factos” que “o povo assim decidiu”. “O PSD venceu com maioria absoluta, mas perdeu 2334 votos para a Câmara Municipal, descendo em 11 das 12 freguesias e subindo apenas em Balasar”, afirma.

Já os socialistas subiram “em 11 das 12 freguesias, baixando apenas na freguesia da cidade da Póvoa”. Para a Câmara Municipal, o partido elegeu dois vereadores, o mesmo número das últimas autárquicas, mas ficou a apenas 21 votos de eleger um terceiro.

João Trocado refere que “os demais partidos não elegeram elementos para a vereação” – mesmo o CHEGA, que “ficou em terceiro lugar com 1593, precisava de chegar aos 2135 votos” para o fazer.

Para a Assembleia Municipal, o PS ganhou um deputado, num total de sete. Também o CHEGA, CDU, CDS, IL e BE elegeram um deputado cada um; o PSD perdeu um; o PAN “perdeu a representação”.

O presidente da concelhia poveira do partido refere ainda que o PS venceu duas assembleias de freguesia – Amorim e Terroso – e, na união de freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, empatou em número de mandatos eleitos com o PSD, que perdeu a maioria absoluta. Assim, o Partido Socialista “subiu de 5 para 15 eleitos para as assembleias de freguesia”.

Sem fazer comentários sobre os resultados, João Trocado dá “agora início a um período de auscultação”, diz, “mantendo o princípio de saber ouvir e todos respeitar, vencedores e vencidos”.

O candidato também referiu que já congratulou pessoalmente o vencedor, Aires Pereira. Este último, no rescaldo da vitória do PSD, já tinha avançado que João Trocado “teve a amabilidade de ligar e dar os parabéns”. Disse ainda que “lancei o desafio de podermos trabalhar em conjunto”.