Lipor pretende baixar 30% das emissões de gases estufa na próxima década

0
381

Reduzir em 30% as emissões de gases estufa até 2030. É esta uma das principais metas que a Lipor impõe para a próxima década, no Relatório Integrado 2020, que inclui quatro pilares fundamentais: menos resíduos, menos carbono, mais clima e mais biodiversidade.

Para diminuir os resíduos e o carbono, a estratégia da Lipor assenta na “gestão eficiente dos recursos, com o aumento de eficiência energética dos processos e pela aposta em projetos de envolvimento com o Cidadão para potenciar a Prevenção e Reciclagem (multimaterial e orgânica) de resíduos de forma a concretizar um modelo circular de negócios”.

Por outro lado, para melhorar o clima e a biodiversidade, a aposta passa por uma “adaptação às alterações climáticas e a promoção da biodiversidade no contexto da sua atividade”.

Segundo o relatório, desde 2006, a Lipor reduziu em 23,2% as emissões de carbono, o equivalente a mais de 93 toneladas de CO2.

A Lipor é um serviço de gestão de resíduos do Grande Porto, cujos associados são a Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Matosinhos, Gondomar, Valongo, Espinho e Maia.