Mais de 800 mil doses de reforço contra a covid-19 administradas em Portugal

0
198

Desde o início da campanha de vacinação relativa à ‘terceira dose’ contra a covid-19, Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde adiantou ainda que foram administradas cerca de 1,6 milhões de vacinas contra a gripe, das quais 398 mil em farmácias.

Só durante o dia de segunda-feira, 43 695 pessoas receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, e 43 429 a vacina contra a gripe.

“Estes números são possíveis devido à aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana, através da modalidade ‘Casa Aberta’”, diz a DGS.

A Casa Aberta está disponível para maiores de 75 anos durante a semana. De resto, os utentes continuam a ser convocados por mensagem e pelos pontos de vacinação para a toma da vacina contra a gripe e/ou contra a covid-19. Os maiores de 65 anos podem autoagendar a toma das vacinas online.

São elegíveis para a dose de reforço as pessoas com 65 ou mais anos, com o esquema vacinal completo há pelo menos 150 dias e, caso tenham tido infeção, que a mesma tenha ocorrido há mais de 150. Também as pessoas entre os 18 e os 65 anos que tenham tomado a vacina da Janssen há mais de três meses podem receber a dose extra.

“A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a covid-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas”, termina a nota.