Mais de 900 mil pessoas já receberam a dose de reforço contra a covid-19 em Portugal

0
234
Foto: José Alberto Nogueira

Já mais de 900 mil pessoas foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em Portugal, e cerca de 1,7 milhões já receberam a vacina contra a gripe. Segundo a Direção-Geral da Saúde, quase 410 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em farmácias.

O comunicado da DGS adianta que, “no dia 24 de novembro, foi possível vacinar 55 971 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e 51 3239 com a vacina contra a gripe (5 545 em farmácias)”.

Como foi anunciado durante esta semana, as pessoas que tomaram a vacina da Janssen vão receber a dose de reforço 90 dias depois da inoculação inicial. Neste momento, serão os utentes maiores de 50 anos a tomar a dose extra, nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro. “Os restantes terão um calendário a apresentar posteriormente”, diz a nota.

A modalidade Casa Aberta continua disponível para as pessoas com 75 ou mais anos, para a toma da vacina contra a gripe e/ou dose de reforço. De resto, está a decorrer o agendamento local para os utentes elegíveis, e a convocatória através de mensagem SMS.

O autoagendamento para a toma das duas vacinas em simultâneo (ou apenas para a toma da vacina da gripe, se não for elegível) pode ser feito por maiores de 65 anos online.

Segundo António Costa, na conferência de imprensa que seguiu o Conselho de Ministros de quinta-feira, todas as pessoas já elegíveis para a dose de reforço contra a covid-19 e que assim o pretendam estarão vacinadas até 19 de dezembro.