Manuel Sobrinho Simões debate ‘Ciência e Cultura’ no Correntes d’Escritas (fotos)

0
1860
Foto: José Alberto Nogueira

O Cine-Teatro Garrett recebeu, na tarde de quarta-feira, a conferência de abertura do 24º Correntes d’Escritas, que teve como convidado o médico Manuel Sobrinho Simões, professor emérito da Universidade do Porto e especialista em diagnóstico e investigação em cancro com ênfase em oncobiologia e cancro da tiroide.

A conversa, sob o tópico ‘Ciência e Cultura, foi moderada por José Carlos Vasconcelos e abordou a coexistência destas duas temáticas.

Sobrinho Simões apontou que, para compreender a doença é necessário entender a natureza e a humanidade. O melhor caminho para tal, disse, é através da cultura. “Só conseguimos aprender quando convivemos com pessoas de outras características e outras realidades e a leitura é o veículo ideal para essa compreensão”, afirmou o vencedor do Prémio Pessoa e laureado com a Medalha de Ouro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para o médico, a “ciência pura e dura” está condenada a ser substituída pelas ciências sociais e de humanidade, num caminho de preocupação “com a saúde ao invés da doença”, numa “evolução científica sensível” que priorize o “nós em vez do eu”.