MAPADI inaugura novas instalações em dia de aniversário (fotos)

0
527
Foto: José Alberto Nogueira

Em clima de festa e animação, o MAPADI celebrou o seu 45º aniversário na tarde deste sábado, aproveitando para inaugurar a obra de ampliação e reconversão do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

A cerimónia contou com a presença de dezenas de pessoas, entre utentes, trabalhadores e amigos do MAPADI, entidades poveiras, autarcas e, também, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O edifício, que começou a ser construído em fevereiro de 2020, contempla vários serviços de hidroterapia, que estarão abertos à comunidade e aos utentes do MAPADI. Será um meio para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, bem como para “diversificar receitas e ir mais além nos futuros projetos que ainda têm para criar”, notou a secretária de Estado.

Ana Sofia Antunes elogiou também as “boas práticas” que observou na sua visita aos dois polos do MAPADI, da Póvoa de Varzim e de Terroso. “É do interesse nacional e de todos conhecermos os bons exemplos que se vão implementando na matéria da inclusão, para que possamos, tanto quanto possível, replicá-las e fazer delas um modelo a seguir”, disse.

António Ramalho, presidente da direção do MAPADI, felicitou a presença de todos “nesta data tão especial para a nossa instituição”. A inauguração das nossas instalações “é dos utentes e para os utentes”, disse, relembrando a história do Movimento e os seus fundadores que tornaram o MAPADI uma “instituição de referência nacional e internacional na inclusão do cidadão com deficiência”.

Também o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, interveio na sessão, congratulando o MAPADI mas deixando claro que “o trabalho não acaba aqui. As necessidades continuam a ser muitas, e há utentes em lista de espera. É um trabalho inacabado”.

Realçou ainda os “mais de 100 utentes desta instituição” que trabalham na Câmara Municipal, “pessoas que desempenham funções com brio e profissionalismo”. Nesse sentido, referiu “o município continuará disponível, atento, para continuarmos o trabalho”.