Marinha alerta para “agravamento considerável” da agitação marítima a partir de amanhã

0
1487

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional alertam nesta quarta-feira para um “agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental” já a partir de amanhã, quinta-feira.

Esta previsão aponta para um agravamento das condições entre as 6 horas de 23 de março e o meio-dia de 25 de março.

“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos”, avisam as entidades.

Nesse sentido, apelam ao reforçar da “amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”, “evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda”, e “não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou toda a costa litoral de Portugal continental sob aviso amarelo devido à agitação marítima entre as 15 horas de amanhã e o meio-dia de sexta-feira.

Segundo o site da Marinha, as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas “a embarcações de calado superior a 2 metros. Devem praticar a barra apenas no período compreendido entre 2 horas antes e até 2 horas após a preia-mar”.