‘Não te cales’. GNR lança campanha para combater a violência no namoro

0
1413

A GNR inicia, esta segunda-feira, uma campanha de prevenção e sensibilização que visa combater comportamentos violentos e formas de agressão, com especial foco no namoro entre jovens. A campanha ‘#NãoTeCales’ decorre até sexta-feira, 17.

Segundo a Guarda, no namoro entre jovens estes comportamentos “são precoces e mais facilmente evitados no futuro”. A campanha propõe-se a “sensibilizar os jovens para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros”, bem como “incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual”.

No ano de 2022, a GNR registou 1.421 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, sendo que 244 vítimas tinham até 24 anos. Em 2021, foram registados pela Guarda 1.105 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, e desses crimes 332 vítimas tinham até 24 anos.

“A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, na violência física e social, e na violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto”, diz a GNR.

Nesse sentido, “a prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica constitui-se como uma absoluta prioridade para a Guarda Nacional Republicana”, que “tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparada para agir e acompanhar este tipo de situações”.

“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva”, termina o comunicado da GNR.