As capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertam para o agravamento do estado do mar e das condições meteorológicas já a partir de amanhã, sexta-feira. Segundo o aviso, “é de prever que as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encerrem no dia 18”.
Entre as 15h de amanhã e as 00h de sábado, vigora o alerta amarelo, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Nas horas seguintes, o estado do mar piora e o aviso passa para laranja, com ondas com 5 a 6 metros (das 00h às 21h de dia 19).
Das 21h de sábado até às 7h da manhã de domingo, estão previstas ondas de 4 a 5 metros, voltando a vigorar o aviso amarelo, que passa, novamente, a laranja entre as 6h de segunda-feira e as 6h de terça-feira, dia 22.
Face a estas previsões, a Autoridade Marítima recomenda o “regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução” à comunidade piscatória e de náutica de recreio que se encontra no mar. É melhor evitar “sair para o mar até que as condições melhorem”.
Também os pescadores lúdicos de pesca à cana devem adotar uma cautela “extrema”, evitando locais perigosos e “tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”,
A população em geral é aconselhada a abster-se de “passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima”.