Ornitólogo poveiro vence campeonato nacional e sonha com presença no mundial

0
1533

 Leonel Feiteira é criador da raça Canário Arlequim Português, e recentemente viu a sua paixão reconhecida a nível nacional. O poveiro é o novo campeão nacional de Ornitologia na classe Fêmeas Adultas Poupas – Equipas. O título é, admite, um orgulho, mas não quer ficar por aqui.

O ‘bichinho’ pelas aves nasceu bem cedo, pelo menos desde os 12 anos. Foi nessa altura que Leonel se inseriu na columbofilia, a criação de pombos. No entanto, com quase 20 anos, “desliguei-me um bocadinho” do passatempo, quando começou a pensar em namorar e constituir família.

Foi há cerca de cinco anos que a paixão renasceu. A determinado momento, conta ao MAIS/Semanário, “a minha esposa viu um passarito a voar na rua e eu lá fui apanhar. Era um periquito. Depois desse, veio mais um, mais outro, e as coisas começaram a avançar”.

Para o passarito não estar sozinho, foi a uma loja de aves comprar outro parecido. A partir daí, começou a fazer casais, mas chegou à conclusão que não queria “criar por criar”. “Eu gosto disto, por isso tenho de fazer uma coisa seletiva, com gosto, apesar da despesa”, explica.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).