Sábado, Setembro 18, 2021
More

    Os conselhos da GNR para um regresso às aulas em segurança

    Chega setembro, as férias de verão terminam e as crianças e jovens de Portugal regressam à escola para mais um ano letivo. Para assinalar o arranque do ano escolar, a GNR “vai realizar um conjunto de ações de sensibilização” nos cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino à sua responsabilidade, para “transmitir conselhos de segurança”.

    As ações estão delegadas às Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e aos militares do Postos Territoriais, e são destinadas “aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde professores, alunos e encarregados de educação”, segundo comunicado da GNR.

    Serão abordados tópicos como a segurança na rua, em casa e rodoviária. Este último assunto surge devido ao aumento no fluxo de trânsito que resulta do transporte dos alunos para a escola. O Programa Escola Segura terá também destaque nas ações de sensibilização, os militares vão ser apresentados à comunidade escolar e distribuídos os contactos das SPC.

    Para este regresso às aulas, a GNR preparou uma lista de conselhos de segurança, tanto para os estudantes como para os encarregados de educação.

    Aos jovens, recomenda circular acompanhado no caminho de e para a escola, e evitar locais isolados ou com pouca luz, até porque “nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro”. “Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola”, e “memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida”, aconselha a GNR.

    Enquanto navegam pela internet, a Guarda diz para os jovens escolherem “bem os conteúdos que publicas”, não acreditar em tudo o que veem online, pedir ajuda a alguém se se sentirem ameaçados e denunciar se “acontecer algo perturbador online”. No tópico das palavras-passe, recomenda que “não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços”.

    Já aos pais, pede que “acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho” e “ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida”. Deixa ainda a recomendação de que, “sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR”.

    “A nossa ajuda poderá ser decisiva!”, termina o comunicado.

    Artigos Relacionados

    Mais/Semanário