“Os nossos adeptos não trocam o Varzim por ninguém” vinca Vítor Paneira 

0
1101

O treinador do Varzim, Vítor Paneira, acredita que os adeptos alvinegros não vão deixar de corresponder às expetativas, e vão aparecer em força no jogo de sábado frente ao Amarante. Ainda que o jogo seja realizado quase em simultâneo com o clássico Sporting-Porto, o técnico prevê a presença de “quatro mil adeptos”. 

Não trocam o Varzim por ninguém. O amor é incondicional ao Varzim, portanto, eles amanhã estarão cá a apoiar a equipa, e sabem a importância que tem este jogo para nós”, disse Paneira na conferência de imprensa de antevisão à partida. 

Para o jogo de amanhã, o treinador prometeu uma equipa forte e com “boa consistência defensiva”. Presente na conferência, o defesa esquerdo Armando Lopes garantiu que a equipa vai encarar o adversário “olhos nos olhos”, para vencer. 

O jogo Varzim-Amarante está marcado para as 20 horas de amanhã, sábado 31 de agosto, no Estádio do Varzim Sport Clube. É referente à 5ª jornada do campeonato da Liga 3 e terá transmissão no Canal 11. 

Leia as declarações feitas na conferência de imprensa: 

Armando Lopes, satisfeito por estar no Varzim? Como tem visto os primeiros jogos? Tenho gostado, é um clube muito grande, com grande visibilidade. Os adeptos são incríveis, estão sempre com o clube, tanto fora como em casa. Quanto à minha prestação, dou sempre tudo em campo, é essa a minha função. 

Estiveste no Vilaverdense quatro temporadas, a última na Segunda Liga, agora estás na Liga 3. Sentiste alguma diferença entre a qualidade dos campeonatos? Senti, aqui é mais profissional que o Lank. O Lank esteve na Segunda Liga, mas em termos de profissionalismo, faltava um bocado. Aqui no Varzim, temos mais profissionalismo. Quanto à liga, claro que a liga profissional é melhor em termos de qualidade, mas a Liga 3 está muito bem-sucedida. 

Daqui a 15 dias, o Varzim enfrenta o teu antigo clube. Como é que vai ser? Vai ser bom, é sempre bom enfrentar uma casa que gostei muito, que tem lá pessoas muito amigas, e vai ser sempre bom. É um clube que tenho muito carinho por eles.  

E o adversário de amanhã? É um adversário que começou muito bem, tem três vitórias. Vai ser um bom jogo, mas vamos encarar o adversário, olhos nos olhos, para vencer, como sempre. 

Vítor Paneira, amanhã temos cá o líder. É um líder que esperava? As equipas que vêm com dinâmica de vitória, normalmente, entram sempre muito bem nos campeonatos. O Amarante acabou por ser, de alguma forma, uma surpresa, mas acho que é a melhor equipa neste momento das quatro que estão à frente, que têm mais pontos. É aquela que entrou muito forte no campeonato, portanto vamos jogar com um líder. É com essa responsabilidade que vamos assumir este jogo, é muito bom jogar contra o líder, a equipa que está em primeiro lugar. Até agora, foi aquela que fez mais pontos, portanto, a melhor equipa do nosso campeonato. 

A derrota surpreendente do Amarante frente ao Anadia vai influenciar a equipa adversária? Não, e não foi tão surpreendente assim, porque o Anadia tem uma equipa com qualidade, nós é que, muitas vezes, olhámos de uma forma diferente para as equipas, porque começa menos bem, mas a qualidade estava lá. Nós sabíamos desde o início, foi uma equipa que se foi reforçando também com o decorrer do campeonato.  

Agora, é uma vitória importante para o Anadia, que tinha zero pontos na altura, e foi de alguma forma também uma pequena facada no Amarante, porque estava e está a fazer um campeonato excelente. 

Mas são jogos diferentes, de equipas diferentes, com comportamentos diferentes de jogo. Portanto, é um jogo em que há uma paragem a seguir, temos a importância do jogo em casa, desde a primeira jornada é uma equipa que está consistente, está a crescer, vai crescer. É uma equipa com qualidade, portanto nós vamos assumir este jogo, jogando contra uma boa equipa nesta altura, a melhor, a líder do campeonato, e nós temos de assumir que vamos ter que discutir estes jogadores, sem qualquer problema. 

O Varzim, em 4 jogos, só sofreu golos num jogo, a defesa poderá estar já consolidada. Haverá mais evolução amanhã, nomeadamente no setor atacante? Nós esperamos que sim. A verdade é que temos trabalhado bem, nada a dizer, nada apontar a nenhum dos nossos atletas, muito pelo contrário. A equipa vai crescer também, é um processo em que nós estamos. O próprio Amarante é uma equipa que tem muitos poucos golos sofridos. Acho que só tem um golo sofrido. Portanto, até nisso também é uma equipa consistente. Vão ser duas equipas com alguma consistência, com boa consistência defensiva.  

Nós queremos evoluir para outros patamares em termos ofensivos, especialmente no último terço. Sentimos que podemos melhorar e melhorar muito, e é isso que estamos a trabalhar para melhorar, para ser uma equipa mais forte ofensivamente, sabendo que temos de manter o equilíbrio que temos mantido na retaguarda e no segundo terço da equipa. 

O mercado está prestes a fechar. Ainda aguarda por reforços? A Direção está a trabalhar desde sempre para tentar meter pelo menos mais um jogador que nós estamos algo limitados nas descrições. Queremos mais um jogador e, em princípio até ao final do mercado, vamos ter mais um jogador. Mas todo o esforço tem sido feito, muitas vezes não é tão rápido quanto desejamos, quer a equipa técnica quer Direção, porque também temos uma linha de orçamento muito equilibrada, não queremos fugir desse orçamento e não é fácil. Portanto, nós temos que muitas vezes trabalhar e, nesse sentido, o presidente tem feito um excelente trabalho, e agora esperemos até segunda-feira, que fecha o mercado, ter mais um jogador. 

O facto de amanhã o jogo do Varzim ser quase numa hora simultânea do Sporting-Porto, acha que os adeptos do Varzim vão conseguir corresponder na mesma? Não vou dizer aquilo que penso. Tenho a minha opinião, mas não vou dizer aquilo que penso.

O jogo não devia ser à mesma hora? Claro que não, um clássico do futebol português não podia, mas enfim, mas isso são outras procissões.  

Disso tenho a certeza absoluta, que os adeptos do Varzim não vão trocar o Varzim por qualquer outra equipa, e amanhã vamos ter aqui no mínimo umas quatro mil pessoas a ver o nosso jogo. Não trocam o Varzim por ninguém. O amor é incondicional ao Varzim, portanto, eles amanhã estarão cá a apoiar a equipa, e sabem a importância que tem este jogo para nós. 

É um jogo que há uma paragem no campeonato. Nós temos uma excelente oportunidade de saltar lá para cima também, e eles não vão deixar de estar connosco, apoiar-nos, para a gente conseguir os três pontos.  

Relativamente à hora do jogo, tenho a minha opinião, mas não me quero expressar muito, senão se abro mais uma vez a boca, isto torna-se outra vez mais confuso.  

É preferível assumir que o Varzim depende de si, depende dos seus adeptos e do seu público. Eles são fiéis, vão ser fiéis, vão estar connosco e nós amanhã vamos ter um grande jogo com eles.