Padres argivaienses homenageados no Dia da freguesia

0
2600

Os padres Rúben Cruz, Paulo Terroso e Marcelino Ferreira, naturais de Argivai, serão homenageados com a Medalha de Mérito da Freguesia no próximo dia 26 de março. Nesta data assinala-se o Dia de Argivai, porque é o 1071º aniversário da primeira referência escrita conhecida à ‘Vila Argevadi’.

Os homenageados foram escolhidos por serem “três homens de Argivai, que escutaram o apelo da vocação à causa maior da religião Católica. Uma situação rara, quanto tudo se processa numa mesma geração”, indicou Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.

A entrega da Medalha de Mérito está marcada para as 21 horas do dia 26, na Igreja de S- Miguel. Depois, às 21h30, vai decorrer a Tertúlia ‘Argivai Terra Mãe’, com intervenções dos três homenageados.

Mas antes disso, às 18 horas, será inaugurado o Monumento ao Primeiro Poema em Língua Portuguesa.

Como explica o autarca, “Maria Pais Ribeiro tinha casa na dita Vila Quintanela, e é a ela que é dedicado o primeiro poema conhecido em língua portuguesa: a Cantiga de amigo ‘Cantiga da Ribeirinha’ de 1189 (ou 1198), que teria por autor Paio Soares de Taveirós. No local do topónimo, a Rua de Quintela, será erigido um monólito granítico, gravado com o primeiro poema em galaico-português, tornando assim Argivai e, por conseguinte, a Póvoa de Varzim, como o berço da Poesia em Portugal”.