Poveiras convidadas a utilizar lenços de merino na procissão de S. José

0
584

À semelhança do ano passado, o Centro de Desporto e Cultura Juvenorte tem um convite a fazer às mulheres poveiras: utilizar o tradicional lenço de merino durante os atos religiosos e a procissão de S. José.

Lembre-se que a Paróquiade S. José de Ribamar está a promover, até 10 de setembro, as festividades em honra de S. José. A festa atinge o seu ponto máximo já no domingo, com a missa solene às 11h30 e a procissão às 16 horas.

O lenço de merino, também chamado lenço chinês ou cachené, eram utilizados no último quartel do século XIX e na primeira metade do século XX pelas poveiras, no traje domingueiro e no traje de trabalho da pescadeira ou da banheira, mas também no traje de romaria e festas, particularmente pelas tricanas.

Por essa razão, a Juvenorte afirma que “as poveiras, sobre o traje de tricana – que ficou clássico na época – usariam, de sobremaneira no dia da festa de São José de Ribamar, o colorido lenço de merino”. Nesse sentido, apelam ao retomar da tradição.

“Julgamos agora pertinente, numa homenagem à fé elevada das mulheres da Póvoa ao Pai de Jesus e à semelhança do que aconteceu no passado ano, retomarmos e mantermos viva a bonita tradição do uso – vaidoso e festivo – do lenço na cidade”, lê-se numa publicação da associação.

Para além de utilizar o lenço aos ombros, a Juvenorte convida ainda todos “a adornarem, com os elegantes cachenés, as varandas e janelas das suas casas em acolhimento à procissão, numa saudação poveirista ao glorioso São José”.